segunda-feira, julho 26, 2010

Processo necessário

Preciso dizer: odeio resumir. Odeio até mesmo ter de ouvir essa palavra repugnante. Indícios do trauma já podem ser percebidos na infância, quando eu – sempre insegura em relação ao que escrevia - mostrava meus textos de escola a meu pai, para que ele me desse sua opinião. Seu comentário era que eu não me preocupasse, estava ótimo, mas era preciso resumir, porque o texto estava muito longo. Digam-me: qual é o problema das pessoas com textos longos? Gente, é só ler, não morde. E, vejam bem, eu sou a autora do texto, não? O que significa que cada letra que eu escrevo tem um propósito para estar sendo escolhida, cada palavra tem uma razão para estar no lugar onde se encontra, do contrário eu não me daria ao trabalho de escrevê-las, não é mesmo?

Igualmente me angustia o fato de ter de escrever algo com tema preestabelecido e limite de linhas. Alguém realmente acha que isso revelará minha habilidade de redigir? Pois eu discordo completamente. Escrever, nessas condições, faz-me sentir presa. E não me venham com esse papinho de que, quem sabe escrever de verdade, o faz em qualquer condição, porque eu continuo não gostando. Não quer dizer, é claro, que eu escreva bem - querer não é poder. Apenas penso que, ao defender nossas idéias na forma de um texto (tarefa que já não é fácil), mesmo que não sejamos escritores profissionais, é porque consideramos que elas são tão tocantes e construtivas a ponto de necessitarem ser transmitidas. Afinal, não é todo mundo que perde tempo escrevendo, sem razão, coisas que são inúteis até para si, quanto mais para um possível leitor.

Por isso, chega de resumir tanto, querer tudo cada vez mais pronto, pensado e simplificado. Que se pare de enxugar textos, eliminar palavras, limitar idéias, substituir pensamentos. Pois analisar, assim como escrever, é tarefa complexa que não requer muito tempo, e sim ação. Um processo necessário.


P.S.:Gente, por favor, comentem! É sério, nem se for pra dizer: ta uma droga! Comentem, sem medo de serem felizes, combinado?
Beijinhos,
Gabi

2 comentários:

  1. Resumir é uma habilidade á ser trabalhada e não uma regra a ser seguida.
    Com cada vez mais pessoas tendo acesso a cada vez mais informação e um grande numero delas querendo opinar sobre essas, resumir o que se tem a dizer é importante para que se possa levar em conta um maior numero de opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo, Gabi! Boa escrita (: /joão g.

    ResponderExcluir